segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Amanhecer" - O segundo filme da Produtora Escola!


Enquanto "Feliz Páscoa" segue em sua reta final, a equipe da Produtora Escola realizou a gravação de seu segundo trabalho: "Amanhecer". Em uma mistura de documentário com ficção, a trama mostra o conflito interno de um jovem que decide contar ao pai que é gay.



Por ter optado por uma linguagem não convencional, as dificuldades apareceram desde o momento da criação do roteiro. Foi preciso pesquisar muito e "quebrar a cabeça" para acrescentar a parte documental à parte ficcional de forma harmônica. Com o roteiro pronto, veio a locação. O personagem é morador de comunidade, então era preciso achar uma casa na favela, com uma bela vista para o mar (a primeira cena é do nascer do sol) e que não fosse muito pequena, afinal seria uma equipe de mais de 20 pessoas, além dos equipamentos de fotografia, objetos de arte...


E então, veio o elenco...


São apenas dois personagens - Guilherme e o pai - mas a produção teve muito trabalho para achar os atores que precisávamos. Ou eles não tinham o perfil que queríamos, ou não tinham disponibilidade de horário... Depois de milhares de testes de elenco, finalmente foi escolhido o ator que faria o papel de Guilherme: Ricardo Fernandes. Para o pai, no entanto, faltavam poucas semanas para a gravação e ainda não tínhamos ninguém... Até que a produção conseguiu o contato do Milton Gonçalves...



Milton Gonçalves!!!


Nós ligamos e ele aceitou participar do nosso filme!




Os últimos dias antes da gravação foram uma correria, como de costume... A produção tinha que pintar a locação, a Arte tentava conseguir os últimos objetos para compor o cenário, a Fotografia pensava em soluções para a iluminação do quarto de Guilherme que, diga-se de passagem, era extremamente pequeno... Até que chegou o dia das filmagens.




Dessa vez, a equipe contou com a colaboração de Fernando Meirelles, que dirigiu "Cidade de Deus", filme que resultou na fundação do Cinema Nosso. A participação de Fernando foi uma grande aula prática para toda a equipe. Com sua experiência, ele acrescentou muito o trabalho que nós tínhamos feito na pré produção, fazendo o set ficar bem mais dinâmico e objetivo.




Já no primeiro dia de gravação, começamos com uma hora de atraso, pois a Arte e a Fotografia estavam fazendo os últimos ajustes. Fora isso, ocorreu tudo como planejado, e pudemos logo ver como a experiência adquirida no "Feliz Páscoa" foi muito importante para que pudéssemos resolver todos os problemas que iam aparecendo no set de filmagem.



O segundo dia foi ainda mais corrido. Tivemos que filmar algumas cenas do personagem de Ricardo, as cenas com o Milton Gonçalves e toda a parte documental. Apesar disso, conseguimos terminar tudo antes da hora, e ainda adiantamos o que seria feito no dia seguinte. Ou seja, a gravação que era para ser feita em três dias foi feita em dois.




Além de contribuir bastante durante as filmagens, a colaboração de Fernando Meirelles também fez com que aprendêssemos muito sobre o processo de criação de um filme. Outros profissionais convidados a participar da produção foram Júlio César Siqueira, Lucio André, Filipe Pires, Flávia Vilaça, Ana Cristina Cunha e Leandro Firmino, que contribuíram respectivamente com Direção de Fotografia, Assistente de Direção, Som, Figurino e Maquiagem, Preparação de Elenco e Making off.


Agora, a Produtora Escola está caminhando para a sua última produção, um documentário sobre má alimentação na juventude, no qual iremos contar com a participação do Roberto Berliner, diretor de filmes como "A Pessoa é para o que nasce" e "Herbert de Perto".

Um comentário:

  1. Estou encontrando aqui um mundo a parte do que normalmente vejo,tem brilho,temas interessantes, luz, câmera, ação, organização, fotografia, imagem e vida. Sem sombra de dúvidas é um trabalho sério que merece respeito e aplausos.' Parabéns às equipes!!!!

    ResponderExcluir