domingo, 17 de outubro de 2010

Diário de Bordo - Quinto e Sexto dia


Olá amigos.


Escrevo este relato agora em solo brasileiro. Peço perdão pela demora em postar as ultimas notícias.


O quinto dia talvez tenha sido o mais emocionante de todos. Imagine um salão lotado de jovens cineastas, que corriam contra o tempo para terminar seus filmes, e entregar as duas cópias exigidas a curadoria do festival que ficava em outra parte da cidade no tempo determinado, ou seja, antes da meia noite.

As 11:30 da noite nenhum grupo tinha as duas cópias, e todos os grupos estavam tensos, pois a não entrega do material em tempo hábil resultava na desclassificação da competição.

O grupo da Carolina foi o primeiro a conseguir, saindo de lá sobre fortes aplausos, e assim foi se sucedendo com cada grupo que saia de lá.

Ao chegar no lugar determindado, havia um corredor humano, nos esperando com câmeras fotográficas e filmadoras para registrar todo o momento.

Infelizmente, nem todos conseguiram chegar antes da meia-noite.


O sexto dia, foi o grande dia, as 19h, todos estavam na Casa de cultura, onde conheceríamos os grandes vencedores. Foi uma bela festa, após as solenidades, todos os trabalhos foram exibidos para um teatro lotado.

Tivemos a grande felicidade de ver o filme: "Luto como mãe" de Luis Carlos Nascimento, ser premiado como melhor longa-metragem documentário.

E dentre os cinco grupos, o grande campeão foi o grupo 2 com o curta: "Ex-pression" onde Carolina Merat atuou na produção.


Parabéns a todos os participantes, e que venham outros desafios.


Diogo Mirandela.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lembrando - exibição do "Feliz Páscoa" nesta sexta, no Espaço Tempo Glauber

Enquanto os jovens cineastas estão representando a Produtora Escola e o Cinema Nosso na Bolívia, quem ficou por aqui não pode perder a exibição do Feliz Páscoa, na sessão com juri popular do 'Noite Contemporânea Cine Fest'.
Dia 15 de outubro, sexta-feira, às 19h30.
Local: Espaço Tempo Glauber (Rua Sorocaba 190, Botafogo, RJ)
Entrada Franca

Diário de bordo - Quinto dia

Olá amigos.

Hoje, quarta feira, foi talvez o dia mais cansativo, pelo menos para mim. Partimos para o segundo dia de filmagem, com o objetivo, de terminar todo o cronograma, uma corrida contra o relógio, pois como já foi dito, tinhamos apenas 4 horas para gravar.
E depois de 4 horas de filmagem intensa, faltaram 2 planos, que tivemos que deixar para o outro dia.
A filmagem funcionou, confesso que estou muito satisfeito, com o trabalho de toda equipe, que está muito bem entrosada. Entregamos o material as 18h, e finalmente, fomos para ilha.
Estava muito preocupado, com a possibilidade de quando fossemos para ilha, percebermos que o material está ruim, mas felizmente, o caso foi diferente.
Existem alguns planos que pensei que estariam melhor, outros que me surpreendi quando via, mas creio que no geral, estamos num bom caminho.
Amanha, filmaremos os planos que faltam pela manha, pela tarde, gravarei a música (algo que ainda falta confirmar), e depois, finalmente, teremos o primeiro corte. Como sempre ...

Boa Sorte para nós

Diogo Mirandela

Diário de bordo - Quarto dia

Olá amigos.

Depois de revisarmos o roteiro durante todo dia, terminamos de fazer o roteiro técnico, story boards, e plano de filmagens, as 5 da manha, da madrugada de segunda para terça; finalmente partimos para as filmagens, na terça-feira.
Com toda certeza, valeu a pena toda dor de cabeça que tivemos nos dias anteriores, pois este pimeiro dia de filmagem foi maravilhoso, claro, que tivemos alguns problemas, principalmente com o horário, pois cada grupo tinha 4 horas para gravar; mas creio que no geral, o resultado foi positivo, amanha, teremos outro dia de filmagem.
Confesso que tenho medo de me decepcionar na ilha, mas o jeito é esperar, o outro dia, que começaremos a gravar.
Uma outra coisa que tem me deixado preocupado, e ao mesmo tempo muito animado, é o fato de que farei pela primeira vez a trilha musical de um filme, e o tempo é muito curto, mas no geral, tudo tem dado certo, para mim, e para os outros grupos também, todos tem se dedicado de corpo e alma, a essa experiência.

Boa sorte para nós.

Diogo Mirandela

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Diário de bordo - Terceiro dia

Olá amigos.

Hoje, 11 de outubro, estamos no terceiro dia do Desavio 100x100, e até agora, pelo menos para mim, foi o dia mais cansativo.
Ontem, após postar as ultimas notícias aqui no blog, fui para uma reuniao para fecharmos o roteiro, reuniao que teve término as 3 da manha.
Hoje, nos encontramos as 8 da manha, para continuar com os ultimos detalhes que faltavam no roteiro. Estava quase tudo certo, quando fomos para as palestras que houveram de manha, e em seguida, tivemos uma reuniao com os acessores profissionais.
Após a reuniao com o acessor de roteiro, tivemos que retornar praticamente do início, pois havia, diversos problemas.
Os problemas de idioma continuaram, porém diminuiram, estou aprendendo um pouco rs.
Posso dizer, literalmente, que hoje, trabalhamos o dia inteiro, e ainda muito trabalho para frente.
Infelizmente, tenho que postar muito rapidamente, pois tenho outra reuniao, e amanha filmaremos finalmente.

Abs

Diogo Mirandela

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Diário de bordo - segundo dia

"Hoje, 10 de outubro, segundo dia que estamos aqui na Bolívia, onde ocorreu a abertura do Festival FENAVID 2010, e o desafio 100x100, que estamos participando.
Foi um bom dia. Durante o dia fizemos um tour pela cidade de Santa Cruz de La Sierra, pela manhã, conhecemos as Dunas que existem aqui, e pela tarde após sermos escritos oficialmente no festival, fizemos um giro pela cidade.
Agora pela noite, às 19:30 ocorreu a abertura do Festival que foi muito bonito. Lá, cada participante, conheceu o grupo que estaria, e o tema que é: "Quando falo o que sinto".
A grande dificuldade que tenho enfrentado desde então é o idioma, já que no meu grupo ninguém fala português ou inglês. Mas faz parte do desafio e, sinceramente, essas dificuldades deixam o desafio bem mais interessante.
Agora partirei para uma reunião com o meu grupo, visto que temos pouco tempo. Assim que houver mais tempo, tentaremos postar fotos.

Boa sorte para nós"

Diogo Mirandela

domingo, 10 de outubro de 2010

Produtora Escola na Bolívia - Diário de Bordo

Por Diogo Mirandela

"Hoje, sábado, 09 de outubro de 2010, chegamos em solo Boliviano, para participar do Projeto 100x100, fazendo um curta metragem em 100 horas, e também para concorrer na mostra competitiva do Festival Internacional de Santa Cruz de La Sierra com os filmes: 'Amanhecer' e 'Feliz Páscoa'.

"Foi uma viagem tranquila, jantamos numa pizzaria da redondeza, e amanhã partiremos cedo para conhecer a cidade pela manha e tarde, para finalmente então, à noite, estar na abertura do Festival. Que tudo continue a ocorrer bem. E boa sorte para nós."


Este foi o diário de bordo dos jovens da Produtora Escola, que desembarcaram este sábado na Bolívia para participar durante uma semana do Festival Internacional de Santa Cruz de La Sierra e do Projeto 100x100.

Acompanhe diariamente a experiência dessa galera aqui no blog, através do diário de bordo que será atualizado por eles durante toda a semana.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"FELIZ PÁSCOA" na mostra competitiva "Noite Contemporânea Cine Fest"

O nosso primeiro filme, "Feliz Páscoa", está concorrendo no 'Noite Contemporânea Cine Fest', nas categorias: Júri popular, Júri ABDeC-RJ e Júri Tempo Glauber!!


A proposta desse festival surge como um segmento do cineclube mensal "Noite Contemporânea Cine", realizado na sede do Tempo Glauber, desde 2007.
Organizado pela Império Produções em parceria com o Tempo Glauber , o festival destina-se a curtas-metragens de até 15 minutos dos mais diversos gêneros.


No próximo dia 15 de outubro (sexta-feira), às 19h30, haverá sessão com juri popular.

Compareça! Assista ao filme conosco. Ajude-nos nessa votação!


Dia 15 de outubro, sexta-feira, às 19h30.
Local: Espaço Tempo Glauber (Rua Sorocaba 190, Botafogo, RJ)
Entrada Franca

"Feliz Páscoa"
2010 - HDV
Duração: 8 minutos - Ficção
Direção: André Tavares e Kátia Lund
Produção Executiva: Luis Carlos Nascimento e Mercia Britto
Roteiro: André Tavares, Raquel Beatriz e Gustavo Melo
Sinopse: Camila é uma menina que queria um ovo de páscoa, mas acaba sendo envolvida pelos conflitos dos pais. Ela acompanha as ações dos dois sem entender muita coisa e por causa de um descuido dos mesmos acaba ocorrendo um grave acidente.

Confira o trailler de "Feliz Páscoa" no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=2mkTLMa6a8c